Página:O choque das raças.pdf/244

Wikisource, a biblioteca livre
238
MONTEIRO LOBATO

branco, por emparelhamento num mesmo nivel de prestigio social.

— Por que então contrapoz-se a elle nas eleições ? perguntei sapatescamente.

— Porque a linha recta da mulher é sempre torta. Elvinismo, senhor Ayrton !... Mathematica, sciencia elvinista ! Dois mais dois egual... ao que convem. Mas miss Astor errava, si acaso se suppunha diminuida na opinião de Kerlog. O presidente era homo e, apesar de todos os progressos da eugenia, um homo tão sensivel ao contacto feminino como... como o senhor Ayrton, por exemplo.

Corei forte. Momentos antes havia eu, sem o querer, está visto, tocado com o meu pé o mimoso pé de miss Jane, e não pudera esconder a corrente electrica que me percorreu o corpo. Seria que miss Jane, sempre tão desentendida, alludia a esse facto ? Estava a minha amiga um tanto differente nessa tarde. Menos impassivel que de costume, e assim como quem quer e não quer, como quem vae e não vae, como quem diz e não diz. Apesar de toda a minha pouca penetração feminina, eu sentia isso, presentindo nella os primeiros estremecimentos da mulher.

— E já que era assim sensivel, continuou a joven, o amplexo que no momento do perigo poz miss Astor em contacto com Kerlog calou fundo nas cellulas presidenciaes e|impregnou-as disso que os homens chamam desejo.