Página:O choque das raças.pdf/245

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
239

Tive vontade de perguntar a miss Jane como chamavam as mulheres a isso que os homens chamam desejo — mas me faltou a coragem.

— E d'ahi por deante, sempre que a razão do senhor Kerlog se punha a pesar prós e contras relativos a miss Astor, intervinham as cellulas abraçadas, collocando na concha dos prós a tara da saudade — e lá se ia a frieza da razão do senhor Kerlog. Pobre razão humana ! Pobre hoje, pobre em 2228 !... E tanto era assim que logo depois da invasão da sala pelas elvinistas arrependidas commentou o senhor Kerlog o facto nestes termos, dirigindo-se ao ministro da Equidade :

— "Miss Astor sempre se me apresentou aos olhos envolvida em attitudes, bellas, não resta duvida, porque ha sempre belleza em todos os seus movimentos, mas attitudes que me chocavam como falsas. Nem uma só vez a vi ao natural. Foi preciso que o desastre sobreviesse e o terror se apossasse de su'alma para que eu a visse como sempre desejei vel-a : mulher.

E lá comsigo recordava a doçura do seu abraço.

Esse abraço ficou. Os dias se foram passando. Veio a Convenção Branca. Veio a dôr de cabeça. Veio o omeguismo. Nada apagava das cellulas cervicaes do senhor Kerlog a impressão do doce contacto.