Página:O choque das raças.pdf/270

Wikisource, a biblioteca livre
264
MONTEIRO LOBATO

Em Agosto fechavam-se os postos e a Dudley Uncurling Company distribuia de dividendos 6 milhões de dollares.

Tornou-se impossivel guardar por mais tempo o segredo de estado — e nem havia razões para isso. O facto cahiu no dominio publico por meio de uma mensagem irradiada pelo presidente Kerlog, o documento que até hoje, na vida da humanidade, mais fundo calou na alma do homem. Dizia essa peça para sempre memoravel :

"O governo americano vem dar conta á America do golpe de força que foi arrastado em cumprimento da suprema deliberação dos chefes da raça branca, reunidos em palacio no dia 7 de Maio de 2228. Foi approvada nessa assembléa a moção Leland, resumida nestas palavras :

"A convenção da raça branca decide alterar a lei Owen no sentido de incluir entre as taras que implicam a esterilização o pigmento negro camuflado. A raça branca autoriza o governo americano a lançar mãos dos recursos que julgar convenientes para a execução desta sentença suprema inappellavel".

Assim autorizado, procurou o governo agir de modo a evitar perturbações na vida nacional; estava em estudos da materia quando John Dudley lhe trouxe a revelação da virtude dupla dos raios Omega. Adoptado esse maravilhoso processo, operou-se a esteri-