Página:O choque das raças.pdf/271

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
265

lização dos homens pigmentados pelo unico meio, talvez, em condições de não acarretar para o paiz um desastre. O problema negro da America está, pois, resolvido da melhor forma para a raça superior, detentora do sceptro supremo da realeza humana".

Nem a noticia da victoria eleitoral de Roy, nem a revelação dos raios Omega, nem a nova da morte do leader negro causaram tão profunda impressão como a fria mensagem do presidente reeleito.

Brancos e pretos a receberam com egual assombro — seguido logo de uma sensação de allivio por parte dos primeiros e de uma sensação nova na terra por parte dos segundos.

Pela primeira vez na vida dos povos realizava-se uma operação cirurgica de tamanha envergadura. O frio bisturi de um grupo humano fizera a ablação do futuro de um outro grupo de cento e oito milhões sem que o paciente de nada se apercebesse. A raça branca, affeita á guerra como ultima ratio da sua majestade, desviava-se da sua trilha e impunha um manso ponto final ethnico ao grupo que a ajudara a crear a America, mas com o qual não mais desejava viver em commum. Tinha-o como obstaculo ao ideal da Super-Civilização aryana que naquelle territorio começava a desabrochar, e pois não havia render-se a fraquezas de sentimento, nocivas á esplendorosa florescencia do homem loiro.