Página:O choque das raças.pdf/279

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
273

cor, tão certo estava de que se fazia cruelmente ironica para commigo.

— Tem coragem de ser assim impiedosa com o pobre Ayrton ? disse-lhe em tom magoado.

Ella olhou-me nos olhos fixamente, sem dizer palavra, e nos seus lindos olhos azues vi reflectida com tamanha nitidez a pureza de sua alma que logo me envergonhei do meu impeto, filho exclusivo da ignorancia.

— Não, meu amigo, disse-me por fim. Sou incapaz de ironia. O que acabo de dizer é a fiel expressão do meu pensamento. Estas paginas estão cheias de defeitos, mas dos defeitos naturaes ao primeiro jacto de toda obra sincera e expontanea. São as rebarbas que com a lima o fundidor tira. Mas si noto defeitos que a lima tira, não noto nenhum vicio literario, e porisso considero optimo o começo do seu romance. Faça-o todo nesse tom e fará a obra que imagino. O trabalho de rebarba deixe-o commigo. Sou mulher e paciente. Deixe-me o menos e faça o mais. Seja o fundidor apenas, o obreiro que crea o grande bloco e não perde tempo com detalhes subalternos.

Calaram fundo no meu coração aquellas palavras. Vi nellas um interesse mais de amorosa do que de simples amiga — de amorosa que o é sem o saber. Immergida que sempre vivera em suas visões do futuro, e sempre