Página:O choque das raças.pdf/278

Wikisource, a biblioteca livre
272
MONTEIRO LOBATO

amúo, consequente á vaidade literaria offendida, não passara de todo, e resolvi escrever mal, de um jacto, com a intenção deliberada de desapontar miss Jane. Ella me condemnaria a segunda tentativa, punhamos um ponto final na literatura e passariamos a cuidar de outra cousa. Escrevi até madrugada, sem rasuras, sem escolha de palavras, como si estivesse a correr no meu saudoso Ford ao acaso das estradas sem fim. Ao soarem tres horas atirei com a caneta e fui dormir o somno mais pesado da minha vida.

— Aqui está, miss Jane, o horror que me sahiu da penna. Escrevi de accordo com a sua receita e nem coragem tive de reler. Condemne-me de uma vez e passemos a cuidar de outra cousa.

Miss Jane tomou as tiras e logo ao fim da primeira abriu a expressão que eu tanto ansiara por ver na tentativa anterior. E nesse estado de extase soffrego permaneceu até ao fim.

— Optimo ! exclamou. O senhor Ayrton acaba de revelar-se-me um verdadeiro escriptor — impetuoso, irregular, incorrecto, ingenuo, mas expressivo, original e forte. Ha aqui verdadeiros achados de expressão. Faça o livro inteiro neste tom que lhe garanto a victoria.

Olhei para a minha amiga quasi com ran-