Página:O choque das raças.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
26
MONTEIRO LOBATO

é, humilde peça da machina de ganhar dinheiro que os senhores Sá, Pato & Cia houveram por bem montar dentro de uma certa agglomeração humana. Mas alli não me via empregado de ninguem, e sim um ser egual ás hervas que esverdeciam as collinas, ás arvores que frondejavam nas grotas e ás aves que piavam nas moitas. Sentia-me deliciosamente integrado na natureza.

A minha loquella desapparecera. A necessidade de falar a todo o transe, tamanha que me fazia ás vezes falar sozinho, se substituira pela necessidade do silencio. Cheguei a agradecer a finura do velho sabio em dar-me um companheiro mudo, comprehendendo que, si em vez delle alli estivesse o meu barbeiro, terrivel autofalante de foot-ball e jogo do bicho, bem certo que eu chegaria ao extremo de amordaçal-o. Talvez até nem fosse mudo de nascença o criado, mas apenas emmudecido por influição local. Commigo vi que tambem emmudeceria, si permanecesse algum tempo naquelle deserto.

O ar livre abriu-me o appetite e o appetite aberto fez-me lembrar do almoço e da ordem de apparecer antes delle no gabinete do professor Benson. Tratei de voltar – e ao pôr pé no castello já me sentia bem outro homem, varrido das preoccupações de outróra e abso-