Página:O choque das raças.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
25

onde o homem só abrira passagens que lhe dessem o goso das perspectivas naturaes.

Comprehendi que não estava numa fazenda. Homem de posses, o professor Benson teria aquillo apenas para recreio dos sentidos, sem o menor recurso ás possibilidades do solo. Unicamente em redor da casa havia algo beneficiado : bello jardim todo garrido de rosas e, aos fundos, o pomar.

Caminhei por espaço de meia hora e, ao alto de uma collina, sentei-me no topo de um cupim para admirar a vista soberba dalli descortinante. Impressionava estranhamente aquelle castello de inexplicavel architectura, em meio duma natureza rude e calma, onde só uma ou outra ave silvestre rompia o silencio com o seu piar.

Affeito que estava a viver em cidade, no tumulto das ruas, aquelle silencio e aquella solidão punham-me novidades n'alma. Senti no cerebro um referver de idéas novas, a sahirem da casca como pintos.

A impressão geral que tive deante da natureza liberta da presença e acção do homem, cousa que via pela primeira vez, foi da minha absoluta nihilidade e da nihilidade absoluta dos meus patrões, naquelle momento a se esbofarem no escriptorio e a maldizerem do empregado desapparecido sem licença. Para elles era eu o empregado - e tambem vinte dias antes eu me considerava apenas um empregado, isto