Página:O choque das raças.pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
37

que ouvir e aprender. Vou revelar-lhe os segredos da natureza, e tu, Jane, lhe revelarás a poesia. Estes homens da cidade teem a visão muito restricta; o mundo para elles se resume na rua, nas casas marginaes e no torvelinho humano.

— Realmente, professor. A impressão que tive hoje durante o meu passeio pelo campo abriu-me' a alma. Verifiquei que o mundo não é só a cidade e que o centro do universo não é a firma Sá, Pato & Cia, como toda a vida o suppuz.

— O mundo, meu caro, é um immenso livro de maravilhas. A parte que o homem já leu chama-se passado ; o presente é a pagina em que está aberto o livro ; o futuro, as paginas ainda por cortar. E a uma creatura que nem conhece a pagina aberta ante seus olhos, como o senhor, vou eu revelar o que a ninguem foi ainda revelado : algumas paginas futuras !

Olhei para o professor Benson com ar palerma, porque sempre me apalermava o que elle dizia. Tinha o sabio uma linguagem nova para mim, da qual eu apprehendia apenas o sentido formal, não o sentido intimo... Animei-me, entretanto, a uma phrase :

— Miss Jane, com certeza, conhece tambem essas paginas futuras.

— Sim, eu e ella, respondeu o professor. Só nós dois, no mundo inteiro e desde que o mundo é mundo, gosamos deste privilegio