Página:O choque das raças.pdf/42

Wikisource, a biblioteca livre
38
MONTEIRO LOBATO

maravilhoso. Enviuvei muito cedo e minha familia está hoje reduzida a Jane. E' a minha companheira de estudo dos córtes anatomicos do futuro.

"Córtes anatomicos do futuro"... A expressão soou-me como outróra a do senhor Sá, quando pela primeira vez me falou em "lançamento por partidas dobradas", cousa que hoje não ignoro, mas que, na epoca, valeu por um "córte anatomico".

Nesse ponto do almoço se fez notar certa zoada distante, vinda não sabia eu de onde.

— Deixaste o chronizador aberto, Jane?

— Sim, meu pae. Deixei-o em marcha para 410 annos, focalizado a 80 gráos de latitude por 40 de longitude. Experiencia ao acaso, pois nem verifiquei onde fica esse ponto.

— Groenlandia. O córte não revelará cousa nenhuma, supponho. Não creio que em 410 annos as condições do mundo se alterem a ponto de haver lá outra vida alem da dos esquimãos, ursos e phocas.

— Em todo o caso, vejamos, disse a moça. Temos tido tantas surprezas...

— Minha filha, senhor Ayrton, possue mais frieza de sabio do que eu. Não perde tempo em formular hypotheses quando tem ao alcance meios de verificar experimentalmente.

Ri-me. Acho que a melhor maneira de figurar numa roda onde se falam cousas acima da nossa comprehensão é sorrir para o inter-