Página:O choque das raças.pdf/50

Wikisource, a biblioteca livre
46
MONTEIRO LOBATO

da causalidade, "todo o effeito tem uma causa", "toda a causa produz effeitos", etc.

— Aristoteles... ia arriscando eu.

— Deixe Aristoteles em paz. Estamos na determinação universal, e a vida, ou o universo, é para nós o momento consciente desta determinação.

— "Momento consciente"... repeti forçando o cerebro.

— O senhor Ayrton, por exemplo, é um momento consciente da determinação universal, ás 13 horas e 14 minutos do dia 3 de Janeiro do anno de 1926, aos 22° e 35" de latitude e 35° e 3' de longitude da superficie do globo terraqueo.

— Admiravel! exclamei eu com enthusiasmo e cheio de orgulho, comprehendendo afinal a minha verdadeira significação na vida. Mas o futuro, doutor? Muito mais do que a definição scientifica do que eu sou me interessam as suas visões do futuro.

— Para lá chegar temos que ir por este caminho. Começamos do ether inicial, admittimos a Interferencia e estamos na Determinação, que é o que os philosophos chamam presente. O futuro é a pre-determinação.

Franzi os sobrolhos. A palavra era nova para mim e a idéa muito mais. O professor Benson expol-a com luminosa clareza e mostrou-me a belleza do determinismo. Em certo ponto da sua exposição lembrei-me do amigo