Página:O choque das raças.pdf/62

Wikisource, a biblioteca livre
58
MONTEIRO LOBATO

rogancia e peso do ouro massiço. Deante do commendador Pato eu tremia e balbuciava ; mas deante do professor Benson, um deus, sempre me achei como em face de um egual. Comprehendo hoje o phenomeno e sei que a verdadeira superioridade num homem não o extrema dos "innocentes", como dizia o professor — e por isso chamava Jesus a si os pequeninos. Até na indumentaria aquelles homens eram antipodas. Na do commendador o fraque propunha-se a impressionar imaginações, a estabelecer categorias, a amedrontar os paletós saccos com a imponencia da sua cauda bipartida ; na do professor Benson tinha a roupa por unica funcção vestir um corpo a modo de resguardal-o das bruscas variações atmosphericas.

Mas voltemos atrás. Ao ouvir dizer ao professor Benson que todo o momento universal estava alli, olhei para a maranha de fios e bobinas com um sentimento mixto de orgulho e piedade. Orgulho de saber o Tudo escravizado deante de mim. Piedade porque havia nisso uma certa humilhação para o Tudo...

A voz pausada do velho sabio tirou-me de taes cogitações.

— Até aqui permanecemos no presente. A onda Z, alli captada, só diz respeito ao presente, e si eu ficasse nessa etapa de pouco valeria a minha descoberta. Mas fui alem.