Página:O choque das raças.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
68
MONTEIRO LOBATO

Seu espirito formado na sciencia e seu convivio com um homem superior della afastavam todas as preoccupações de coquettismo, proprias da mulher commum.

Isto me poz á vontade. Sentia-me, não um moço em frente de uma donzella, mas um espirito deante de outro.

Aproveitei o ensejo para esclarecer-me a respeito do professor Benson. Soube que era descendente de um mineralogista norte-americano, que um seculo atrás viera ao Brasil estudar a composição de certa zona aurifera. Gostou da terra e nella se fixou, casando-se com a filha de um fazendeiro de S. Paulo.

— Desse consorcio, explicou miss Jane, só veio ao mundo meu pae, que cedo foi enviado á Europa, onde se dedicou a estudos scientificos. Lá casou-se, tarde, e residiu por certo tempo. Veio depois tomar posse dos bens deixados pelo meu avô - e aqui nasci eu. Mas não me lembro de minha mãe. Morreu muito moça, aos 29 annos... Desde essa epoca estabeleceu-se meu pae neste recanto e consagrou-se integralmente á sua invenção. Passou o nosso mundo a resumir-se neste laboratorio. Raras vezes vamos á cidade, pouco interesse, aliás, achando em seu tumulto.

— Pudera ! Quem tem o passado e o futuro nas mãos...

— Realmente é isso. Este apparelho fornece-nos tamanhas maravilhas que, a bem di-