Página:O choque das raças.pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
69

zer, vivemos muito mais no porvir do que no presente. Meu gosto é realizar estudos dos annos mais remotos e só lamento não ter um cerebro immenso qual o oceano para reter tudo o que vejo. Outra cousa que lamento é não podermos dar a publico a nossa invenção. A bondade de meu pae o impede.

— Não alcanço muito bem o porque...

— Pretende elle, e com muito logica, que a humanidade não está apta a supportar a revelação do futuro. Acha que a sua invenção cahiria no poder de um grupo, o qual abusaria da somma phantastica de superioridade que a descoberta lhe concederia. Fosse meu pae um homem vulgar, de pouca sensibilidade de coração, e elle mesmo assumiria o predominio que receia ver na posse de outrem. Basta dizer que até hoje apenas se utilizou deste invento para reunir o dinheiro necessario á nossa vida e aos enormes dispendios dos seus estudos.

— Agora me lembro, miss Jane, que lá fóra é o professor Benson conhecido como um jogador de cambio que jamais perde.

— E assim é. Fizemos experiencia no marco e no franco e os factos corresponderam com exactidão ás indicações deste apparelho. Mas limitou-se meu pae a ganhar o necessario para o trem de vida que leva. Estamos na posse de elementos para alcançar o que quizermos, para reunirmos nas mãos a maior