Página:O choque das raças.pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
71

dentes signaes de mongolismo. Não lembravam os trajes nada do que usam hoje as creaturas em parte nenhuma da terra, nem siquer pude perceber de que seriam feitos. Esqueci-me de lhe dizer que o nosso apparelho não vae alem do anno 3.527. Sua potencia pára ahi. Focalizado para o anno de 3.528 já dá uma visão de tal modo baça, que não distinguimos nada. Ficamos, eu e meu pae, perplexos ante aquelle mongolismo da França. Só depois, fazendo córtes menos recuados e combinando uns com os outros, conseguimos decifrar o mysterio. Tinham-se derramado pela Europa os mongoes e se substituido á raça branca.

Não pude conter um gesto de espanto, fazendo tal cara que miss Jane sorriu.

— Que horror ! Vae então acontecer essa catastrophe ? exclamei.

A joven sabia respondeu com serena impassibilidade:

— Por que, catastrophe ? Tudo que é tem razão de ser, tinha forçosamente de ser e tudo que será terá razão de ser e terá forçosamente de ser.

O amarello vencerá o branco europeu por dois motivos muito simples : come menos e prolifera mais. Só se salvará da absorpção o branco da America. E como esta, quantas revelações curiosas! Outra, que muito me impressionou, foi a transformação das ruas que se nota do anno 2.200 em deante. Cessa a éra