Página:O choque das raças.pdf/86

Wikisource, a biblioteca livre
82
MONTEIRO LOBATO

panhia de meu pae. Sinto que sou, apenas, um espirito que observa e possue meios de visualizar o que está fóra do alcance humano. Será isso ser moça? Amor !... Que é amor, senhor Ayrton? O seu vocabulario é tão novo para mim como deve ser para o seu espirito esta nossa mentalidade futurista. Mas vamos ao que serve. E' tempo de operar um córte.

Miss Jane dirigiu-se ao gabinete do' porviroscopio e eu acompanhei-a, tomado de espanto deante de um ser tão alheio ao seu tempo e á sua condição. Lá fóra, amor e casamento constituem a obsessão unica de todas as mulheres. Em creança, brincam de casar as bonecas. Nubeis, cuidam exclusivamente de casar a si proprias. Velhas, cuidam de casar ou descasar as outras. Havia, pois, uma mulher no globo terraqueo, e formosissima, que não só não pensava em amor e casamento, mas á qual taes palavras soavam como vozes ineditas... Era simplesmente prodigioso!

Deante do porviroscopio ella se deteve e depois de algumas explicações me fez collocar no anno 3000 o ponteiro. Em seguida viu num mappa a situação geographica do ponto onde nos achavamos e ensinou-me a mover o ponteiro marcador das latitudes e longitudes.

— Prompto! exclamou. Basta agora abrir esta valvula. A corrente envelhecerá