Página:O culto do chá.pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre
( 8 )

cultos. Especializando a observação ao chá, havemos de convir que este artigo de commercio, que de tão longe nos vem, propositadamente adulterado conforme o nosso gosto, no fim de contas se resume n'uma detestavel infusão que entrou em moda no sport social, simples pretexto para repastos pelintras, para reunioẽs banaes, para palestras vãs.

A Asia é outra coisa: a muitos propositos immersa ainda em barbarismo, se assim se quer dizer; com mil defeitos e mil erros, que a sabia Europa aponta a dedo e algumas vezes corrige, quando pode, com a logica dos seus conhoës de tiro rapido ; o que ella retem ainda, indiscutivelmente, esta Asia, é o caracter ancestral, nada vulgar, nada rasteiro, palpitante de orgulhos de raça, aprazendo-ne em sonhos e em chimeras, acariciando a lenda, divinizando as coisas, prodigalizando os cultos; o que é, em todo o caso, uma maneira amavel, de ir comprehendendo a vida.

Oh, fé dos velhos tempos!... Oh, santos patriarchas de tão varios paizes e tão diferentes seitas, tenazes campeões, que fostes incutindo nos simples a crença, a esperança, o amor, — balsamos consoladores das duras miserias d’este mundo, — como eu vos amo, a todos!...