Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/119

Wikisource, a biblioteca livre
O Escandalo do Petroleo
109

ne, graças ao Sr. Fleury, permanece ainda hoje hipotese. Graças ao Sr. Fleury, o petroleo porventura existente naquele ponto não pôde ser produzido. Graças ao Sr. Fleury, mil e muitos contos da pequena economia popular, gastos na perfuração, foram destruidos.

Mas não ha negar que esse homem é profundamente logico. Já que o lema do Departamento é NÃO TIRAR PETROLEO E NÃO DEIXAR QUE O TIREM, como poderia agir de outro modo?


Nas BASES o Sr. Ministro procura defender as "boas intenções" do grande logico. Não havia ali hostilidade, diz santamente o Ministro. O Departamento estava apenas convencido do "erro" da Cia. Petroleos (erro em abrir uma perfuração profunda, dentro do programa do proprio Sr. Fleury da Rocha!). Permitir o refinanciamento seria “sacrificar inutilmente a empresa, prejudicando os seus acionistas", etc..

Estas razões lembram as dos inquisidores que queimavam vivos os herejes com o piedoso intuito de evitar efusão de sangue. O Departamento destruiu a Petroleos de dó dos acionistas da Petroleo...

Mas ter dó de acionistas é lá função do Departamento? Que tem ele com a vida e negocios das empresas particulares? Quem o erigiu em fiscal de sociedade por ações? Que função policial é