Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre
110
Monteiro Lobato

essa, não prevista na lei das sociedades anonimas, nem em nenhuma outra lei brasileira?


Outra prova da intenção sabotadora daquele comunicado temos no artigo difamatorio que sob o titulo de “Os Mistificadores do Petroleo” andou publicando pela seção livre de varios jornais o Sr. Henry Leonardos, vogal de outro Leonardos que faz parte do Departamento. Diz esse alto-falante no trecho marcado em vermelho do Anexo n. 3:

Mas um dia o dinheiro acabou. Daí novo apelo ao patriotismo paulista. DESTA FEITA, POREM A POLICIA FEDERAL TEVE NO MAJOR JUAREZ TAVORA UM BOM “G-MAN” E A TRAMOIA FOI PUBLICAMENTE DENUNCIADA NUM COMUNICADO DELICADISSIMO DO DEPARTAMENTO NACIONAL. Diante das palavras do Dr. Fleury da Rocha... o publico se retraiu”.

A “tramoia” era o poço do Araquá, o mais perfeito ainda tentado no Brasil, o de maior diametro, o dirigido por maiores competencias tecnicas, o que se enquadrava perfeitamente no programa de perfurações profundas do Sr. Fleury, o que ainda que não désse petroleo seria de valor inestimavel para esclarecer a hipotese da presença do devoneano em São Paulo — hipotese de ca-