Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/228

Wikisource, a biblioteca livre
218
Monteiro Lobato

CONTRASTES DE ATTITUDES


70.— E’ evidente que todas essas companhias, manobradas pelos poderes occultos, querem apenas segregar os terrenos petroliferos, porque pretendem exactamente não furar. Qual a extensão de suas conquistas em nosso sub-solo? Ignoramos. Só a estructura de Washburne lhes deu em Pirajú e Ribeirão Claro cento e vinte e oito contractos!

E quantos produziram á Pan Geral as doze estructuras localisadas por um só de seus geologos, o sr. Harry Koller? E as demais companhias? E que succedeu no resto do Brasil?

Simples particulares, por muito que nos ésforcemos nas pesquisas, embebidos pela consciencia de uma causa culminante e nobre, nosso campo e nossos meios de acção são limitados. Vemos entretanto, que somente algumas notas colhidas em publicações officiaes desvendam um mundo consolidado dos interesses occultos. A machina official, que tudo devia saber, ignora tudo. Nem o Departamento, nem o Ministerio, estão ao par de nada. Ou porque não procuram saber, tendo todos os recursos para fazel-o. Ou porque ocultam o que sabem. Ou porque sabem o que occultam.

Ha, entretanto, informes seguros de que, por entre os pinheiraes paranaenses, regorgitam nos