Appendice
A Geofisica no Brasil
Ninguem faz hoje, no mundo inteiro, nenhuma exploração de subsolo, tanto para petroleo como para qualquer outro mineral, sem recorrer á geofisica. Como o brasileiro é sempre o ultimo a acordar, só agora a geofisica penetrou entre nós. A honra da grande iniciativa cabe a Alagoas.
Na revista americana “Science”, de 6 de junho p.p., vem um otimo artigo de Sherwin Kelly sobre a geofisica, no qual revela o tremendo impulso que a nova ciencia deu á descoberta de novos campos de petroleo naquele pais. Só em 1935, diz Kelly, os Estados Unidos gastaram com a aplicação dum só dos metodos geofisicos — o sismico — a quantia vertiginosa de 15 milhões de dolares, ou sejam quasi 300 mil contos em nossa moeda!
E é compensador isso? Sim, declara Kelly. Tremendamente compensador, pois graças aos estudos sismicos feitos em 1935, foram aumentadas as reservas americanas de 500 a 750 milhões de barris. A um dolar o barril, temos de 500 a 750 milhões de dolares conseguidos com o empate de 15. Melhor negocio não pode haver.
Quando os metodos geofisicos, continua Kelly, foram introduzidos no Texas e na Luiziania, em 1922, a industria petrolifera desses estados ia em pleno declinio. A