produção decrescia; nenhum campo novo era descoberto. A geologia locara 47 domos e jurava não existir mais nenhum. Mas a geofisica imediatamente determinou numerosos domos abaixo dos horizontes até então explorados, e em pouco tempo localizou 116 novos estruturas petroliferas. Entre elas a de Sugarland, que até o ano passado havia produzido 21 milhões de barris.
Quem deu inicio á nova ciencia da geofisica foi o barão Roland von Eotvos, de Budapest, com a sua balança de torção. Consiste numa hastezinha metalica, pendurada pelo meio a um “fio de torção” e tendo nas extremidades pequenos pesos. Sua função essencial é determinar as menores variações da força de gravidade. E que tem a força de gravidade com o petroleo?
Faz-se necessaria uma pequena explicação.
A força de gravidade resulta da atração que um corpo exerce sobre outro. Essa atração depende da massa do corpo; é maior ou menor, conforme o corpo é maior ou menor — ou mais macisso. O chumbo é mais macisso que a madeira e porisso atrai mais que a madeira.
O subsolo é composto de camadas de rochas diferentes, umas mais compactas que outras. Rochas macissamente compactas, como o basalto, o granito, etc., possuem mais força de atração, ou de gravidade, que rochas menos compactas, como os shistos, os calcareos, os arenitos, o sal. De modo que quando a balança de torção é aplicada num ponto, o movimento da hastezinha indica onde está uma rocha mais compacta que as visinhas.
Desse modo, com varias aplicações da balança em certa zona, é perfeitamente possivel determinar a existencia de certas rochas compactas que se intrometeram pelas camadas das rochas sedimentarias menos compactas — e portanto é possivel determinar os domos de sal.