Saltar para o conteúdo

Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
vi
introducção

servando á palavra espiritualismo a sua accepção propria.

Assim, diremos que a doutrina espirita ou o espiritismo, tem por principios as relações do mundo material com os Espiritos ou seres do mundo invisivel. Os adeptos do espiritismo serão os espiritas ou espiritistas.

O Livro dos Espiritos contém especialmente, a doutrina espirita, ligando-se, na generalidade, á doutrina espiritualista, da qual apresenta uma das phases. Tal é a razão por que collocamos no alto do frontespício da primeira pagina as palavras Philosophia espiritualista.

II

Ha outra palavra ainda acerca da qual importa igualmente nos entendermos por ser um dos esteios de toda a doutrina moral e o objecto de numerosas controversias, visto não se haver ainda fixado bem a sua verdadeira accepção: é a palavra alma. A divergencia de opinões acerca da natureza da alma procede da applicação particular que cada um faz dessa palavra. Uma lingua perfeita, em que cada idea fosse representada por um termo proprio, evitaria muitas discussões; possuindo uma palavra para designar cada coisa, todos se entenderiam perfeitamente.

Segundo uns, a alma é o principio da vida material organica; não tem existencia propria e cessa com a vida: é o materialismo puro. Neste sentido, e por