Saltar para o conteúdo

Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
x
introducção

qual se ajuntaria um outro que o particularizasse, como se dá com o termo generico gaz, que especializamos addicionando-lhe as palavras hydrogenio, oxygenio, azote, etc.

Poderiamos então dizer — e talvez fosse isso o melhor — a alma vital para exprimir o principio da vida material, a alma intellectual para exprimir o principio da intelligencia, e a alma espirita para exprimir o principio da nossa individualidade depois da morte. Como vemos, tudo isto não passa de uma questão de palavras, mas ainda assim é questão de grande importancia para nos podermos entender. Neste caso, a alma vital é commum a todos os seres organicos: plantas, animaes e homens; a alma intellectual é propria dos animaes e dos homens, e a alma espirita só pertence ao homem.

Julgamos necessario insistir nestas explicações, porque a doutrina espirita repousa naturalmente sobre a existencia em nós de um ser independente da materia e sobrevivendo ao corpo. Como temos de empregar frequentemente, no curso desta obra, a palavra alma, importava fixar o sentido que lhe damos para evitar duvidas.

Chegamos agora ao objecto principal desta instrucção preliminar.

III

Como todas as theorias novas, a doutrina espirita tem adeptos e contradictores.