Saltar para o conteúdo

Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre
introducção
xi

Vamos tentar responder a algumas das objecções destes ultimos, examinando o valor dos motivos em que se apoiam, sem termos, comtudo, a pretenção de convencer a todos, porque ha muitos que crêm que a luz só foi feita para elles. Dirigimo-nos ás pessoas de boa vontade, sem ideas preconcebidas e irrevogavelmente fixas, mas sinceramente desejosas de se instruirem, e lhes desmonstraremos que a maioria das objecções que oppõem á doutrina espirita provém de uma incompleta observação dos factos e de um juizo precipitado ou irreflectido.

Recordemos primeiro, em poucas palavras, a serie progressiva dos phenomenos que deram origem a esta doutrina.

O primeiro facto observado foi o do movimento de diversos objectos, ao qual vulgarmente se chamou mesas girantes ou dança das mesas. Esse phenomeno, que parece ter sido observado primeiro na America, ou pelo menos que ahi primeiro chamou a attenção em nossa epoca, visto que a historia prova vir elle de remota antiguidade — produziu-se acompanhado de circumstancias estranhas, como ruidos insolitos, pancadas sem causa ostensivamente conhecida. Dahi se propagou rapidamente pela Europa e outras partes do mundo. A principio foi recebido com muita incredulidade, mas a repetição das experiencias não tardou em dissipar as duvidas sobre a sua realidade.

Se tal phenomeno se limitasse ao movimento de objectos materiaes, poderia ser explicado por uma causa puramente physica. Estamos longe de conhecer todos os agentes occultos da natureza, bem como to-