Saltar para o conteúdo

Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
xxi
introducção

das as propriedades dos que já nos são familiares; a electricidade multiplica diariamente os numerosos recursos que offerece ao homem e parece destinada a esclarecer a sciencia com uma nova luz. Não seria pois impossivel que a electricidade, modificada por certas circumstancias, ou por qualquer outro agente desconhecido, fosse a causa do movimento observado. A reunião de muitas pessoas, fazendo crescer o poder de acção, parecia vir apoiar essa theoria, visto como podia considerar-se esse ajuntamento uma pilha multipla, cujo poder estivesse na razão directa no numero dos seus elementos.

O movimento circular nada tinha de extraordinario por estar em a natureza; todos os astros se movem circularmente, e era possivel que tivessemos em miniatura um reflexo do movimento geral do universo ou, para melhor dizer, que uma causa até então desconhecida pudesse produzir accidentalmente nos pequenos objectos, dadas certas circumstancias, uma corrente analoga á que arrasta os mundos.

Porém o movimento observado nem sempre era circular; muitas vezes era brusco e desordenado, sendo o objecto violentamente sacudido, derrubado, arrastado em differentes direcções, e, contrariamente a todas as leis da estatica, levantado do solo e sustentado em suspensão no ar. Nada havia nesses factos que se não pudesse explicar pela acção de um agente physico invisivel. Não vemos a electricidade lançar por terra os edificios, desenraizar arvores, arremessar para longe os mais pesados corpos, attrahil-os ou repellil-os?