Saltar para o conteúdo

Página:O precursor do abolicionismo no Brasil.pdf/168

Wikisource, a biblioteca livre

O REPUBLICANO HISTORICO

Gama, disse paginas atraz, encaminhou-se aos arraiais da política militante como um simples meio de ampliar a sua esfera de acção na campanha abolicionista. Toda a sua conduta posterior o prova.

Incorporado, desde logo, ás fileiras do Partido Liberal, agindo, com a sua extraordinária capacidade de trabalho, na tribuna, na imprensa, nos prelios eleitorais, atingiu-o a pancada de 1868, que o demitiu do emprego.

Vitimas de um erro psicológico, seus adversarios, que o queriam prostrar, apenas o animaram de um desejo ainda mais violento de revide. Naquele temperamento invergavel, a injustiça era um incentivo para prolongar a luta. O golpe produziria efeito contrário ao que tinham em vista. Em vez de o aniquilarem, o negro voltaria maior. Gama ressurgia, de dentro da demissão, mais indomavel que antes. Foi para o jornalismo, onde encontrou a amizade e o conforto de rapazes que seriam das mais altas figuras da derradeira fase da monarquia e da primeira da República.

Filiou-se ao Clube Radical, tomando a dianteira de seus proprios companheiros liberais. E quando muitos ainda vacilavam, como Rui Barbosa, que tergiversou até