Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/79

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Nós Veremos

do visitei uma enorme fabrica nos Estados Unidos. Vi milhares de habeis mecanicos occupados na construcção de aeroplanos, produzidos diariamente em numero de 12 a 18.

·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·

Melhorado pelas necessidades e exigencias da guerra, o aeroplano — desviado dos fins destruidores — provará o seu incalculavel valor como instrumento dos objectivos uteis da raça humana. No momento actual é bem possivel que qualquer dos actuaeis grandes apparelhos possa fazer viagens de Nova York a Valparaizo, ou de Washington ao Rio de Janeiro. Um ponto de abastecimento de combustivel poderia ser facilmente installado em cada 600 milhas de percurso.

·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·

A principal difficuldade para a navegação aerea está no progresso precario dos motores. Francamente, o motor actual ainda não atingiu o que deveria ser. O aeroplano em si desenvolveu-se mais rapidamente que o motor.

Penso, entretanto, que, em breve, o motor do aeroplano se aperfeiçoará a tal ponto que não terá maiores imperfeições que os dos melhores e mais perfeitos automoveis, hoje fabricados.

— 79 —