Página:Obras de Manoel Antonio Alvares de Azevedo v2.djvu/147

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


das costas da Sicília e na conquista romana (civilização mais rude e bélica, é verdade, mas sempre dourada das luzes de Atenas ) - e até a barbária das raças das hordas da grande invasão que assinala o anoitecer da antigüidade e a madrugada nevoenta da Idade Média.

Eis pois nosso fim: mostrar, da variedade de fontes, a riqueza de imaginação espanhola, esse metal coríntio fervido no magno cadinho de uma nação meridiana. Desse variegado de matérias deve nascer a originalidade, o caráter às vezes exagerado de uma literatura erguida, como estátua de liga mais pura, de robustez mais provada.

Vamos ordenar algumas idéias por esse ambiente de crenças, reminiscências e as[orações que baseia o gênio espanhol, erguer das orlas, pela síntese dos eventos, o talar que se tresborda pelo vário dessas letras: erguê-lo como(num dizer oriental) o oceano, quando ao arregaçar do seu lençol verde-mar desleixa à vista os vislumbres das cúpulas da antiga cidade de Mahabalipur e ela se ergue com seus pagodes de pedra negra e seus palácios ermos, soterrados na areia...