Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/134

Wikisource, a biblioteca livre
108
ORIGEM DAS ESPÉCIES

ções mais divergentes e mais diversas (representadas por linhas pontuadas exteriores), que a selecção natural fixa e acumula. Quando uma linha pontuada atinge uma das linhas horizontais e o ponto de contacto é indicado por uma letra minúscula, acompanhada de um número, supõe-se que se acumulou uma quantidade suficiente de variações para formar uma variedade bem definida, isto é, tal como se julgaria dever indicar numa obra sobre a zoologia sistemática.

Cada um dos intervalos entre as linhas horizontais do diagrama podem representar mil gerações ou mais. Suponhamos. que após mil gerações a espécie A produziu duas variedades bem definidas, isto é, a1 e m. Estas duas variedades encontram-se geralmente colocadas em condições análogas àquelas que determinaram variações nos seus antepassados, tanto quanto a variabilidade seja por si mesmo hereditária; por consequência, tendem também a variar, e ordinàriamente do mesmo modo que os seus antepassados. Demais, estas duas variedades, sendo apenas formas levemente modificadas, tendem a herdar vantagens que tornaram o seu protótipo A mais numeroso do que a maior parte dos outros habitantes do mesmo país; participam também das vantagens mais gerais que tornaram o género a que pertencem os seus antepassados um género rico no seu próprio país. Ora, todas estas circunstâncias são favoráveis à produção de novas variedades.

Se estas duas variedades são variáveis, as suas variações mais divergentes persistirão ordinàriamente durante as mil gerações seguintes. Após este intervalo, pode supor-se que a variedade a produziu a variedade a2, a qual, graças ao princípio da divergência, difere mais de A do que a variedade a1. Pode-se supor também que a variedade m1 produziu, no fim do mesmo lapso de tempo, duas variedades: m2 e s2, diferindo uma da outra, e diferindo mais ainda da origem comum A. Poderíamos continuar a seguir estas variedades passo a passo durante um período qualquer. Algumas variedades, após cada série de mil gerações, terão produzido uma só variedade, mas sempre mais modificada; outras produzirão duas ou três variedades; outras, enfim, nada produzirão. Assim, as variedades, ou os descendentes modificados da origem comum A, aumentam ordinàriamente em número revestindo caracteres cada vez mais divergentes. O diagrama representa esta série até à décima milésima geração, e, sob forma simples e resumida, até à décima milésima quarta.

Não pretendo dizer, claro está, que esta série seja tão regular como o é no diagrama, posto que tenha sido representada