Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/305

Wikisource, a biblioteca livre
HIBRIDEZ
279

mente em conjunto plantas anuais e vivazes, árvores de folhas caducas e de folhas persistentes, plantas adaptadas a climas muito diferentes e habitando estações completamente diversas.

Por expressão de cruzamento recíproco entre duas espécies, entendo casos tais, como, por exemplo, o cruzamento de um cavalo com uma burra, depois o de um burro com uma égua, pode dizer-se que as duas espécies foram reciprocamente cruzadas. Há muitas vezes diferenças imensas quanto à facilidade com que podem realizar-se os cruzamentos recíprocos. Os casos deste género são de uma grande importância, porque provam que a aptidão que têm duas espécies de se cruzar é muitas vezes independente das suas afinidades sistemáticas, isto é, de inteira diferença na sua organização, excepto o sistema reprodutor. Kölreuter, há muito tempo já, observou a diversidade de resultados que apresentam os cruzamentos recíprocos entre as mesmas duas espécies. Para citar um exemplo, a Mirabilis jalapa é fàcilmente fecundada pelo pólen da Mirabilis longiflora e os híbridos que provêm deste cruzamento são muito fecundos; mas Kölreuter experimentou mais de duzentas vezes, no espaço de oito anos, fecundar reciprocamente a Mirabilis longiflora com o pólen da Mirabilis jalapa sem que o pudesse alcançar. Conhecem-se outros casos não menos surpreendentes. Thuret observou o mesmo em certos fucos marinhos. Demais, Gärtner reconheceu que a diferença na facilidade com que os cruzamentos reciprocos se podem efectuar é, em grau menos pronunciado, muito geral. Observou-o mesmo entre formas muito vizinhas, tais como a Matthiola annua e a Matthiola glabra, que muitos botânicos consideram como variedades. E ainda um facto notável que os híbridos provenientes de cruzamentos recíprocos, quer constituídos pelas duas mesmas espécies — pois que cada uma delas foi sucessivamente empregada como pai e depois como mãe — quer divergindo raramente pelos seus caracteres exteriores, diferem geralmente um pouco e algumas vezes muito quanto à relação de fecundidade.

Poderiam tirar-se das observações de Gärtner muitas outras regras singulares; assim, por exemplo, algumas espécies têm uma facilidade notável em se cruzar com outras; certas espécies do mesmo género são notáveis pela energia com que imprimem a sua semelhança à descendência híbrida; mas estas duas aptidões não vão necessàriamente em conjunto. Certos híbridos em vez de apresentar caracteres intermediários com os seus pais, como acontece de ordinário, assemelham-se muito mais a um deles; muito embora estes híbridos se pareçam exteriormente de uma maneira quase absoluta a uma das puras espé-