Página:Os Esquecidos no Processo de Independência.pdf/4

Wikisource, a biblioteca livre

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves Os esquecidos no processo da Independência: uma história a se fazer

Almanack, Guarulhos, n. 25, ef00220, 2020

http://doi.org/10.1590/2236-463325ef0022

da conjuntura que marcou a separação do Brasil de Portugal. Trata-se de uma preocupação de encontrar outras figuras, além de José Bonifácio, Pedro I, a imperatriz Leopoldina, José da Silva Lisboa, Joaquim Gonçalves Ledo e tantas outras bastante conhecidas (que, sem dúvida, ainda podem revelar novas contribuições), que também fizeram a Independência. Perscrutar vidas e ações que continuam no anonimato pode trazer desdobramentos, por meio de novas fontes e abordagens, que possibilitem um repensar do processo da Independência, voltado não apenas a suas fronteiras, mas a um diálogo que encontra no Atlântico o ponto de união de suas ideias e ações[1].

Nesse sentido, em que o campo do historiador, como afirma Jacques Revel, nada tem a ver com a soberania do indivíduo, mas com escolhas e estratégias sociais[2], é possível encontrar figuras desconhecidas, que não podem e não devem ser reduzidas a peças num campo de forças impessoais, uma vez que deixaram rastros na formação de um novo império — o do Brasil, a partir de 1822. Como, no entanto, encontrar tais pistas e indivíduos?

1. Perspectivas no centenário da Independência (1822-1922)

Ao completar 100 anos de existência em 7 de setembro de 1922, a história da construção do Império Brasílico ainda se voltava essencialmente para o estudo dos fatos e das grandes personagens que haviam realizado a Independência. Apesar dos festejos e comemorações, que causaram certa desconfiança por parte da historiografia posterior em função de seu caráter oficial, poucas novidades surgiram para explicar o processo[3]. Sem dúvida, uma das obras funda-

4

Forum

  1. ADELMAN, Jeremy. Sovereignty and revolution in the Iberian Atlantic. Princeton: Princeton University Press, 2006.
  2. REVEL, Jacques. Entrevista com Jacques Revel. Entrevistadora: Marieta de Moraes Ferreira. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 121-140, 1997.
  3. Para o estudo das comemorações dos 100 anos da Independência, cf. MOTTA, Marly Silva da. A nação faz 100 anos: a questão nacional no centenário da Independência. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1992.