Página:Os sambaquis de S. Paulo.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre

Estava então aberto o caminho para uma exploração scientifica e systematica; mas, até hoje, os trabalhos feitos resumem-se em explorações destacadas, sem harmonia, e sem que se tenha tentado um estudo comparativo de todos os sambaquis do Brazil, apezar de haverem sido muitas destas explorações emprehendidas por pessoas de reconhecido merito scientifico.

Entre os principaes desses exploradores, cujas contribuições para a archeologia brazileira são de incontestavel valor, não podemos deixar em silencio os seguintes nomes: Dr. Ferreira Penna (1871); Dr. Orville A. Derby (1876); Barão de Capanema (1874); Dr. Carlos Wiener (1875); Dr. H. v. Jhering (1884); Carlos v. Koseritz (1884); Drs. Carlos e Wilhelm v. ãen Steinen (1887); Dr. Wolthmann (1891); Dr. Mello Netto, cuja exploração ao sul (1891) ainda não foi publicada; e finalmente, o Dr. Ladisláo Netto, digno director do Museu Nacional do Rio de Janeiro, a quem a sciencia archeologica brazileira tanto deve, já pelas investigações que promoveu, já pelo interesse que soube inspirar a muitos particulares, que, sem elle, talvez não tivessem contribuido tanto para o engrandecimento das magnificas collecções que hoje possue o referido museu.

Limitando-se o nosso trabalho apenas a uma descripção dos sambaquis de S. Paulo, não deve causar extranheza a omissão do nome do sabio da Lagoa Santa, Dr. Lund, cujos trabalhos, aliás immortaes, visam um objectivo differente do nosso.

Apezar de todos estes estudos, ainda ha regiões onde as investigações muito deixam a desejar. Uma dellas, e não das menores ou menos importantes, é justamente, a costa do Estado de S. Paulo, onde a existencia dos sambaquis é conhecida de ha muito, representados, como são, por um numero relativamente avultado.

É nosso intento, portanto, reunir o maior numero possivel de dados conhecidos ácerca destes monumentos da archeologia paulista, assim como as notas ethnologicas esparsas em narrações, descrições de viagens e documentos historicos, afim de tel-os todos en--