Página:Os symbolos nacionaes.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


ahi se não representa, essa, justamente, a mais bella e a mais rica região celeste, em que mirificamente esplende o incomparável gigante Orion, com o seu lucifero cortejo... Eis uma demonstração de que um céo não se reparte: um céo é todo inteiro!

Parece incrivel que paizes como o Congo, Liberia e S. Domingos possuam bandeiras e escudos de armas superiores aos do Brasil! Nós nem ao menos temos escudo, e agóra, que se trata de dar ao supremo magistrado da República um distinctivo com o emblema nacional, convinha remediar essa falta.

A prova mais evidente da antiga e aberta impopularidade que sempre existiu contra a bandeira, é a persistência com que, de tempos a tempos, surgem, na Câmara ou no Senado, projectos de modificação da mesma. Desde a proclamação da república, em que explodiu uma franca opposição popular e se moveu uma vigorosa campanha jornalística, até agóra, que longa e perseverante serie de tentativas, públicas ou latentes, pâra modifical-a! O dia da justiça, porêm, parece approximar-se...

Só os illudidos, os ignorantes ou os particularmente interessados é que podem querer a conservação da bandeira, como está.

Alguns espiritos bem intencionados, mas que não avaliam exactamente os factos, acham que, embora errada, ridicula e banal, deve a bandeira ser mantida, porque já existe, e é tarde demais pâra emendar a mão.