Página:Os symbolos nacionaes.pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre

que me vi forçado a escrever um novo trabalho, minuciosamente apontando as falhas da bandeira, sôbre todos os pontos de vista por que a possam considerar. Tive que ser longo e desenvolver demonstrações, afim de restabelecer a verdade e defender a memória de um morto, pâra mim, querido!

Aquelles que estão affeitos a certo genero de estudos bem avaliam quanto é penoso, ás vezes, recolher um pequeno facto, verificar uma simples data! E, pâra obter o resultado definitivo da obra, acabada e impressa, com todos os elementos reunidos, e num meio em que ainda escasseam os recursos europeus, só Deus sabe quanto me custou! Em attenção ao assumpto, sempre imaginei ésta obra requintada em primores graphicos. Entretanto, diz-me a consciencia que, no momento, melhor não foi possivel conseguir. Apesar do cuidado com que se fez a revisão, escaparam alguns êrros typographicos, que o leitor facil e bondosamente corrigirá.

Os desenhos a côres, que entremeam as páginas do texto, foram feitos: as armas propriamente ditas e a bandeira, pêlo saudoso amigo Ricardo Honorato Teixeira de Carvalho, que desenhou as armas do estado do Rio de Janeiro; o escudo e os ornamentos exteriores, pêlo distincto pintor Carlos de Servi; e o trabalho chromolithographico, pêla casa Hartmann e Reichenbach. Julgo um dever de boa camaradagem consignar os nomes-