Página:Páginas Tímidas.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
— 32 —

varios, emquanto outros vão guiados pelo interesse mercantil de suas feiras e grossas vendas, em caminho dos logares onde melhor consumo encontram os generos e rebanhos que conduzem.

Penosissimas são essas viagens atravez dos extensos e deshabitados chapadões, desprovidos de mananciaes, em que se possem desalterar os magros e esguios cavallos sertanejos, tão valentes para as constantes jornadas de doze e quatorze leguas, de sola sol, quão atilados para descobrirem no uniforme oceano verde-escuro dos hispidos capinzaes rasteiros do sertão, os trilhos confusos e enganadores, que pertencem á via real entre as distantes povoações.

Pela noite alta, quando por sob o vasto ceu immovel da canicula abrazadora, já os caminhos forrados de uma areia fina e escorregadia, perderam o ardor causticante, devido ao frigido borrifo de orvalho que nelles cahiu, é que se desarmam as leves barracas de descorado e ardido panno, levantadas em pleno campo pelos viajantes, que acham então propicia a hora para se transpôr a amplidão das distancias no sertão.

Tudo arreado, alceado, carregado e disposto para a marcha, reenceta a caravana a jornada, visando além, nas dobras de uma lombada de mor-