Página:Páginas Tímidas.pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre
— 33 —

ro, a muitas leguas do ponto da precedente pousada ao relento, novo descampado, menos exposto á rijeza das frias nortadas, e conveniente ao descanço dos fatigados ginetes, de cujas ventas sahem continuos e humidos resfôlegos para o ar morno e quieto, denunciadores de grande cansaço.

Ahi, deitados por cima dos macios baixeiros[1] e couros extendidos na relva, repousam ligeiramente os da tropa, emquanto ao lado crepitam os tições de um fogo para o preparo da matutina refeição, frugal e nutritiva, com o soccorro da qual o estomago daquelles fortes sertanejos vae aguentar a penuria de alimento durante a longa marcha do dia seguinte.


Ao longo do baixo esteiro fluvial vê-se a agua rispidamente aljofarada pela força da quilha do vapor, que vem arfando, com o ronco cavernoso de seus pulmões de aço, atravez do denso nevoeiro que cobre o grande rio mineiro de origem.

De quinzena em quinzena, pequenos navios mer-

19
  1. O baixeiro é a manta inferior, de algodão grosseiramente tecida, que se põe no dorso peltudo dos animaes de montaria, sob o sellim.