Página:Páginas Tímidas.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
— 34 —

cantes ancoram nos commodos portos das importantes e bellas cidades norte-mineiras de Januaria e S. Francisco, e de outros logares, como S. Romão, Manga, Pindahybas, ao sul, e Jacaré, Manga do Amador, que são estações fluviaes ao norte de Januaria, já na parte mineira confinante com o municipio bahiano de Carinhanha.

E essa carreira de franca navegação intero-fluvial, é feita por optimos e modernos vapores, que trazem áquella região a promessa risonha do estreitamento crescente das complexas relações commerciaes, economicas e amistosas, que ligam os centros populosos e de maior vida activa do septentrião de Minas Geraes, ao torrão generoso e bravo, onde se feriram as campanhas patrioticas de Pirajá, e de tantos outros reductos de glorias para a historia nacional, nos tempos heroicos e calamitosos da independencia da Patria.

Oxalà que não tardios venham os tempos do mais completo progresso para essa larga faixa do territorio brazileiro, que abrange riquissimo pedaço de Minas e uma das mais opulentas zonas da Bahia—a velha metropole da civilisação em Santa Cruz !

Lá, bem longe, em dominios do ultimo munici-