Página:Peter Pan (Lobato, 1935).pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
PETER PAN
41

— Qual deles?

— Levemente-Estragado. Esse menino havia apanhado um avestruz fugido dum jardim zoologico, e o ensinara a dansar ao som duma flauta velha. Nada mais comico do que essas dansa tas do avestruz, porque os avestruzes são os bichos mais desajeitados e deselegantes que existem.

Ficaram brincando até tarde, porque Peter Pan estava a demorar-se mais que do costume, e por fim começaram a fiear inquietos, com medo que lhe houvesse acontecido qualquer coisa. Subitamente ouviram um rumor ao longe. Seria ele? Bicudo colou o ouvido no chão para ouvir melhor, como fazem os indios.

— Ouço um barulho surdo de vozes horrendas, disse ele arregalando os olhos. Devem ser os piratas.

Foi agua na fervura. Os seis meninos sumiram-se pelos ôcos de suas arvores, como coelhos se somem nas tocas quando cachorro late perto.

Minutos depois apareceram os piratas, os terriveis piratas do lago. Que horrendas criaturas! O crime estava estampado na cara deles como numeros escritos com giz no quadro negro. Vinham comandados pelo famoso Capitão Gancho, o peor pirata que jamais existiu, tão malvado que não havia quem não tremesse de medo dele. Tinha olhos vermelhos de coisaruim e cada pestana deste tamanho! Barba arrepiada e suja de terra, andar de gorilha, cabelos cacheados e lustrosos de banha rançosa. Marcha va na frente do bando, a cantar uma cantiga das mais frias, marcando o compasso com o gancho de ferro que lhe servia de mão.

— Como é isso, vovó? indagou a menina. Que historia de gancho de ferro é essa?

— Muito simples. Esse famoso pirata havia perdido a mão direita numa guerra contra os meninos perdidos. Peter Pan dera-lhe tamanho golpe de espada que a mão