Página:Primeira Carta Apologetica em Favor e Defensa das Mulheres (1761).pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
(11)

faço menção, mas muitas mais, que, por naõ fazer-me faſtidioza, omitto: E aſſim ſeja baſtante o que fica dito em reſpoſta ao primeiro defeito : agora paſſo ao ſegundo, que he

Inconſtancia.


COnfeſſo que he voz cõmuniſſima, que as mulheres ſaõ inconſtantes; como ſe eſſe achaque foſſe ſó próprio nellas , e ſe naõ achaſſe em muitos homens ! Eu naõ quero eximir todas ; mas o certo he que quazi tudo, quanto dellas ſe diz, coſtuma ſer menos verdade, e fundamentado ſó na perverſidade dos homens , dos quaes neſſe ponto pudera moſtrar milhares de exemplos bem contra elles; porèm como eſta minha Carta ſó he dirigida a defender-me , e naõ a offender, daquella, e naõ deſta, unicamente trato.

Parece indubitavel , que ſe as mulheres abſolutamente foſſem varias , inſtaveis , e inconſtantes , bem deſneceſſario era aos Magos buſcarem remédios , e encantamentos para lhes abrirem o peito , e ſaberem dellas pela magica, o que dellas naõ podem alcançar, nem com rigores, nem com affagos : por eſta cauſa entenderaõ, e diſſeraõ que o coraçaõ de certa ave , e a lingua de certa ſavandija applicada ao peito da mulher era admirável para conſeguir eſte fim. Que he iſto homens? Naõ dizeis vós, que fomos inconſtantes ? Pois valei-vos deſſa meſma variedade para ſatisfaçaõ do que inventais e deixay , eſſes encantamentos , que ſaõ de cuſto, e perigozos.

De-