Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/200

Wikisource, a biblioteca livre
200

tomar conta das provisões e mais objectos pertencentes à Fazenda, dispondo d'elles se tiverem valor attendivel, ou distribuindo-os pelos emigrados, e despedindo os transportes.

No caso extremo de não ser possivel obter nem o primeiro nem o segundo pedido, só resta o recurso de emprehender, sem perda de tempo, a viagem para o Rio de Janeiro; e para esse tim deverà V. S.ª fazer as compras de mantimentos necessarios, e fretar mais um transporte, alem dos quatro que já existem, vistas as representações que a esse respeito téem sido dirigidas a Sua Magestade Fidelissima.

Repito que em qualquer dos tres casos, a solução deve ser promptissima, visto que a urgencia das circumstancias não permitte que se attenda a nenhuma consideração secundaria.

Para as suas despezas em Brest sacará letras em virtude da carta de credito que leva.

Occorre-me, no caso de ficarem os refugiados em França, que não seria difficil aggregar-lhes os offciaes Portuguezes que lá estão, e nos Paizes Baixos, por isso que se dão a seu respeito os mesmos motivos de hospitalidade por parte da França, e da falta de meios por parte de Sua Magestade Fidelissima.

Estas instrucções deverão ser communicadas ao Sr. Nuno Barbosa para que, pela parte que lhe toca, cumpra as ordens de Sua Magestade, que n'ellas se contém.

Marquez de Palmella[1].


Avisos publicos. — Quando, por qualquer motivo, o chefe de Missão tem de dirigir-se publicamente aos subditos da sua Nação que se acharem no paiz da residencia, o costume hoje é servir-se da imprensa para fazer o aviso ou annuncio. Antigamente os meios de publicidade eram outros. Offerecemos o seguinte exemplo.

  1. Despachos e Corr. do Duque de Palmella, T. IV pag. 387.