Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 06.pdf/39

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS

devemos, indubitavelmente, encarar o coração dos Amphipodes como a forma primitiva desse orgão, nos Edriophthalmos. Como, além disso, n'esses animaes o sangue flue dos orgãos respiratorios para o coração, sem vasos, é muito facil de ver, quão vantajosa lhes deve ser o terem esses orgãos o mais aproximadamente possivel. Temos razão em considerar como primitivo modo de respiração, o que occorre em Tanais (vide supra). Agora, onde, tal como na maioria dos Isopodes, as branchias se desenvolveram no abdomen, a séde e estructura do coração soffreram uma mudança, visto como elle se aproximava dellas mais estreitamente, mas, sem a reproducção de um plano commum á estes primitivos modos de estructura, ou porque esta transformação do coração deu-se somente depois da divisão da forma primaria em grupos subordinados, ou porque, ao menos na epocha d'essa divisão, o coração variante não se havia fixado em qualquer forma nova. Onde, ao contrario, a respiração permaneceu na parte anterior do corpo, — quer no primitivo feitio de Zoea, como em Tanais, quer pelo desenvolvimento de branchias sobre o thorax, como nos Amphipodes, — a forma primitiva do coração foi herdada intacta, porque quaesquer variações que pudessem affectar a sua apparencia, seriam mais depressa nocivas do que vantajosas, e desappareceriam, de novo, immediatamente.

Eu fecho esta serie de exemplos isolados com observação que, realmente, uma só em parte pertence á alçada dos crustaceos, aos quaes deviam ser consagradas estas paginas; e que tambem nenhuma outra connexão tem com as circumstancias precedentes, além de ser um «facto intelligivel e elucidativo», sómente do ponto de vista da theoria de Darwin. Hoje, estando eu abrindo um exemplar de Lepas anatifera, afim de comparar o animal com a descripção na «Monographia da sub-classe Cirripedia» de Darwin, encontrei na concha d'esse Cirripede, um Anmelido rubro-sanguineo, com o corpo curto, chato, de cerca de meia pollegada de comprimento e duas linhas de largura, com 25 segmentos somaticos e, sem tuberculos setigeros proeminentes ou fachos de cirros. O pequeno lobo cephalico trazia 4 olhos e 5 tentaculos; cada segmento do corpo tinha, em cada lado, na margem, um facho de cerdas simples, dirigidas obliquamente para cima, e, á alguma distancia deste, sobre a face ventral, um grupo de cerdas mais espessas, com o apice bidentado fortemente uncioado.

Havia acima de cada um dos tufos lateraes de cerdas uma branchia, simples em alguns poucos segmentos anteriores, e depois fortemente arborescentes, até o extremo posterior do corpo. O animal, uma femea carregada de ovos, evidentemente, por esses caractéres, pertence á familia dos Amphinomideos, cujos membros, excellentes nadadores, vivem no mar alto.

Que este animal não se tinha desgarrado accidentalmente para dentro do Lepas, mas lhe pertencia como hospede regular e permanente, provam-n'o o seu tamanho consideravel em relação á estreita entrada do revestimento do Lepas, a ausencia completa da iridescencia que, na regra, distingue a pelle dos Annelidos livres e especialmente dos Amphinomideos, a formação e séde das cerdas inferiores, etc. Porém, que um verme pertencente á esta familia particular de Amphinomideos que vivem no alto mar, occorra como um hospede de Lepas, que tambem fluctua no mar, incrustado a qualquer pedaço de páo, etc., é de prompto, comprehensivel do ponto de vista da theoria de Darwin, emquanto que as relações deste parasita para com os vermes que vivem livremente no mar, ao largo, ficam perfeitamente incomprehensiveis, sob a hypothese de que elle fôra creado independentemente, para morar no Lepas.

Porém, por mais favoraveis que sejam á Darwin os exemplos até aqui referidos, pode-se levantar contra elles, e com justiça, a objecção de que sejam factos isolados, que, quando as considerações baseadas sobre elles se afastem do que se dá immediatamente, só poderão, com a maxima facilidade nos desviar do verdadeiro caminho, com o fallaz lampejo de um ignis fatuus.

Quanto mais alto o edificio tiver de ser elevado, tanto mais ampla deverá ser a sua base, em factos bem analysados.

Voltemo-nos, então, para um campo mais vasto, o da historia evolutiva dos crustaceos, sobre a qual a sciencia já reunio uma variada copia de factos notaveis, que, comtudo, ficaram em infecundo accumulo de material impraticavel e crú; e vejamos como, sob as mãos de Darwin, essas pedras esparsas se unem para formar uma bem lançada estructura, em que cada cousa, esteio ou trave, acha o seu logar apropriado.

— Sob as mãos de Darwin!

Porque nada mais tenho á fazer do que collocar as pedras da construcção, justamente nos pontos que a sua theoria lhes marcar. «O que o capitão manda o marinheiro faz».

FRITZ MULLER.