Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 06.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS

em um consideravel numero de especies pertencentes ás mais diversas familias. [1]

FIG. 16 — Abdomen de um macho de Entoniscus cancrorum; H — coração, L — fígado.

A unica excepção e essa sem importancia que eu encontrei, é apresentada pelo genero Brachyscelus, [2] em que o coração possue sómente dous pares de fendas, pois que elle se projecta para frente só até o segundo segmento somatico; e é destituido do par de fendas situadas n'este segmento, mas outras formas. [3]

Considerando esta uniformidade apresentada pelo coração em toda a ordem dos Amphipodes, não póde deixar de parecer muito notavel que, mas ordens muito visinhas dos Isopodes, encontremol-o como um dos orgãos mais variaveis.

Nos Isopodes cheliferos (Tanais) o coração se assemelha ao dos Amphipodes, tanto na sua forma alongada, tubular, como no numero e posição das fendas, com a differença porém, de que as duas fendas de cada par, não ficam oppostas directamente uma a outra.

Em todos os outros Isopodes o coração é recuado para o abdomen. Nos Isopodes, admiravelmente deformados, parasitas das Porcellanæ (Entoniscus porcellanæ), o coração espherico da femea, acha-se confinado á um curto espaço do alongado primeiro segmento abdominal, e, parece possuir um unico par de fendas.

FIG. 14 — Coração de uma joven Cassidina.

No macho de Entoniscus cancrorum (n. sp.), o coração (fig. 16) esta situado no terceiro segmento abdominal. Nas Cassidinas, o coração (fig. 14) é egualmente curto e provido de dous pares de fendas, situadas no ultimo segmento do thorax e primeiro segmento do abdomen. Finalmente, n'um joven Anilocra, encontro o coração (fig. 15) projectando-se atravez de toda a extensão do abdomen e provido de 4 (ou 5?) fendas, que não são collocadas aos pares, mas ulteriormente, n'um e n'outro lado, em segmentos successivos. Em outros animaes d'esta ordem que eu examinei passageiramente, não occorrerão, por certo, outras differenças.

Mas porque, em duas ordens tão estreitamente alliadas entre si, teriamos de encontrar uma tal constancia, e na outra tal variabilidade, de un mesmo e tão altamente importante orgão? Dos escolasticos não precisamos esperar explicação; elles ou declinarão de descutir o «porque», como estranho á sua alçada, exterior aos limites da Historia Natural, ou procurarão resolver o importuno problema por meio d'uma sonora paraphrase dos factos, abundantemente apimentada com palavras gregas. Como infelizmente eu esqueci o meu grego, o segundo caminho, contornando a difficuldade, está fechado para mim; porém, como felizmente me reconheço, não entre os mestres colligados, mas, para usar da phrase do Barão de Liebig, entre os «digressores dos arrabaldes da Historia Natural», esta hesitação affectada dos escolasticos não pode me dissuadir de procurar uma resposta, que, na verdade, se apresenta por si propria, mais naturalmente do ponto de vista de Darwin.

FIG. 15 — Coração de uma joven Anilocra.

Como não só os Tanaides (que razões noutro logar exaradas — Vide supra — justificam o nosso modo de consideral-os como, particularmente, quasi fazendo parte dos Isopodes primitivos) e os Amphipodes, mas tambem os crustaceos Decapodes, possuem um coração com tres pares de fendas, essencialmente na mesma posição; e como a mesina posição desse vaso occorre — vide infra — mesmo nos embryões do camarão Louva-Deus (Squilla), em que o coração do animal adulto, ou mesmo, como já mostrei n'outro logar, o das larvas quando ainda longe da maturidade, se estende sob a forma de um longo tubo provido de numerosas aberturas, pelo abdomen á dentro;


  1. Os animaes jovens no ovo, um pouco antes da eclosão, mostram-se, na regra, particularmente convenientes a observação das fendas cardiacas: são em geral sufficientemente transparentes, os movimentos do coração menos violentes do que n'um poriodo ulterior e elles permanecem ainda mesmo sem a pressão do cobre objecto. Considerando a opinião commum quanto à distribuição dos Amphipodes, isto é, que elles augmentam em multiplicidade para os polos e diminuem para o equador, pode parecer exquisito que eu falle de um numero consideravel de especies numa costa sub-tropical. Por isso, eu observo que em poucos mezes e sem examinar quaesquer profundidades inaccessiveis da praia, eu obtive espécies differentes, das quaes 34 novas que, com as espécies previamente conhecidas principalmente descriptas por Danal, produzem 60 Amphipodes brasileiros, no passo que Kroyer, no seu "Grönlands Amphioler, conhecia só 28 especies, inclusive 2 Læmodipodes, dos mares árticos, não obstante terem sido estes investigados por um muito maior numero de naturalistas.
  2. Segundo methodo de Milne-Edwards, as fêmeas d'esto gênero pertenciam ás "Hyperinas ordinarias" e os machos previamente desconhecidos às "Hyperinas anormaes, cujo caracter distintivo, isto a enriosamente ziguezagueante antenna inferior, não passa de uma peculiaridade sexual dos machos. Systematisando sobre animaes mortos unicos, dos quaes se ignora o sexo, a idade, etc... erros semelhantes são inevitaveis. Assim, pretendo dar um outro exemplo de mui recente data: Um Icthyologista celebre, Bleeker, distinguio ultimamente dous grupos de Cyprinodontes á seguir: Uns, on Cyprinodontini, têm a "pinna analis non elongata", e os outros, os Aplocheilini tem a "pinna analis elongata": por ahl a femra do abundante "Barrigudinho" pertenceria a primeiro, e o macho ao segundo grupo. Taes enganos, como os provados, são inevitaveis aos philosophos da "pelle-secca" e por isso desculpaveis; elles provam, comtudo, a que modos desatinados pode chegar frequentemente a zoologia systematica, sem principios ou bases solidas; e quanto precisa ella da infallivel pedra de toque para avaliar os differentes caracteres, que a theoria de Darwin promette fornecer.
  3. (3) Encontro en Milne Edwards-Leçons sur la Physiol. et l'Anat. comp. III. pag. 197 a asserção de que, segundo Frey e Leuckart, o coracão de Caprella linearis possue cinco pares de fendas. Examinei jovens Caprellas perfeitamente transparentes (provavelmente os jovens de Caprella attenuata, Dana, com a qual elles occorriam), so podendo encontrar os tres pars communs.