Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 06.pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS

escovas compostas de delicados pellos não setiformes, realmente mais delicados e mais regularmente construidos do que em Ocypoda[1]. Qual seja a significação d'estes pellos peculiares, — se elles sómente afastam corpos extranhos da cavidade branchial, — se fornecem humidade ao ar que passa por elles, — ou se, pois que o seu aspecto, especialmente no Gelasimus pequeno, lembra um dos filamentos olfactivos dos Carangueijos, elles podem tambem exercer semelhantes funcções, — são problemas, cuja devida discussão, nos conduzirá demasiadamente longe do nosso assumpto. Contudo, deve se notar que, em ambas as especies, particularmente em Ocypoda, os filamentos olfactivos, na sua séde ordinaria, são muitos reduzidos e, quand n'agua, os seus flagellos jamais executam os peculiares movimentos oscillatorios que podem ser observados n'outros carangueijos e, mesmo, no Gelasimus maior; além disso, os orgãos do olfacto devem, provavelmente, ser vistos nos carangueijos que respiram o ar, como nos Vertebrados que respiram o ar, na entrada da cavidade respiratoria.

Basta para os factos que se referem á respiração aerea dos carangueijos. Já foi indicado porque a theoria de Darwin requer que quando quaesquer mechanismos peculiares existam para a respiração aerea, estes sejam differentemente construidos nas familias differentes. Que a experiencia esteja de perfeito accordo com esta exigencia, é um facto maximo em favor de Darwin, porque os escolasticos, não podendo prever ou explicar tão profundas differenças, devem, antes, consideral-as como extraordinariamente surprehendentes. Se, nas familias estreitamente alliadas, Ocypodidae e Grapsoidae, a mais estricta semelhança prevalece em todas as condições essenciaes de sua estructura; se o mesmo plano de estructura é servilmente seguido em todas as outras cousas, nos orgãos dos sentidos, na articulação dos membros, em cada trabecula e tufo villoso, na complicada armação do estomago e, em todos os arranjos subservientes á respiração aquatica, mesmo até nos pellos dos flagellos empregados no asseio das branchias, — porque é que temos, de repente, esta excepção, esta differença completa, concernente á respiração aerea?

Os escolasticos apenas terão uma resposta para este problema, a não ser que se colloquem sobre a base theologica-teleogica, que justamente cahio em desconceito para nós; e segundo a qual o modo de producção de um mechanismo, é supposto explicado, se a sua «adaptação» ao animal pode ser demonstrada. D'este ponto de vista, podemos certamente dizer, que uma fenda amplamente aberta, que nada possuia de prejudicial para Aratus pisonii entre as folhas dos ramos do mangue, não éra conveniente aos Oycpodas, vivendo na areia; que no ultimo, a fim de prevenir a penetração da areia, o orificio da cavidade branchial devesse ser collocado na sua parte infima, dirigida para baixo e, occulta entre largas superficies debruadas de protectoras escovas de cabello. Está longe da intenção d'estas paginas entrar n'uma refutação geral á esta theoria da adaptação. Realmente, pouco ha de essencial á acrescentar ás muitas e admiraveis observações que foram feitas sobre este assumpto, desde o tempo de Spinosa. Mas, note-se que eu considero como um dos mais importantes serviços da theoria Darwinista, o ter ella excluido estas considerações de utilidade, que ainda permanecem incontestaveis no dominio da vida, da sua supremacia mystica. No caso presente, basta referir ao Gelasimo dos pantanos do mangue, que, partilha as mesmas condições de vida de varios Grapsoideos e, no entanto, á elles não se assemelha, mas sim aos areniculas Ocypodas.


CAPITULO VI


Estructura do coração nos Edriophthalmos




Apenas menos frisante do que exemplo dos carangueijos que respiram o ar, é a conducta do coração no grande grupo dos Edriophthalmos que, pode vantajosamente ser dividido, segundo o exemplo de Dana e Spence Bate, somente em duas ordens, — os Amphipodes e os Isopodes.

Nos Amphipodes, aos quaes os naturalistas. supra mencionados, referem correctamente os Caprellidros e Cyamideos (Læmodipoda de Latreille), o coração tem sempre a mesma sede; elle se estende na forma de um longo tubo, atravez dos seis segmentos seguintes á cabeça e tem tres pares de fendas, fornidas de valvas, para a entrada do sangue, situadas no segundo, terceiro e quarto desses segmentos.

Descobriu-se ser elle d'essa estructura, por La Vallete, em Niphargus e, por Claus, em Phronima; e eu o descobri, da mesma forma,


  1. Este Gelasimus menor é tambem notavel porque a mudança Chameloriforme das córes, exhibida por muitos carangueijos, é muito frisante n'elle. A carapaça de um macho que eu tenho agora deante de mim tinha a parte posterior brilhando de um branco deslumbrante, cinco minutos depois de eu tel-o capturado; e presentemente mostra na mesma região uma tinta cinzenta escura.