Saltar para o conteúdo

Página:Revista Kósmos - ano 1907 - edição 08.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
KOSMOS

a fio, nos ovos de um unico carangueijo conservado preso. Os ovos de Squilla, como os que são retirados do corpo do carangueijo, morrem porque ficam privados da rapida corrente d'agua fresca que suas mães introdusem nas respectivas tócas, provendo a propria respiração.

FIG. 33 — Larva mais velha resultante da Zoea representada na figura 32. Faltam os ultimos segmentos e os dous ultimos pares de patas do corpo mediano. Augm. 20 diametros.

A figura seguinte do embryão de Squilla, mostra que elle possue un longo abdomen segmentado, sem appendices, cauda bilobada, seis pares de membros e um curto coração; este ultimo só pulsa fraca e lentamente. Se elle adquire mais membros antes da exclusão, a larva mais nova deve ficar no mesmo nivel que a mais nova larva de Euphasia observada por Claus.

FIG. 34 — Embryão de Squilla, augm. 45 diametros, a - coração.

Das duas formas larvares actualmente conhecidas que devem ser referidas com certesa senão á Squilla mas, ao menos á um Stomatopode, passo sobre a mais joven [1] porque os seus membros não podem ser interpretados positivamente, e mencionarei sómente que n'ella os tres ultimos segmentos abdominaes ainda são destituidos de appendices.

FIG. 35 — Larva mais velha (Zoea) de um Stomatopode, augm. 15 diametros.

A larva mais velha (fig. 35) que se assemelha á Squilla adulta, especialmente na estructura das grandes patas raptoras e do par procedente, carece ainda das seis patas seguintes ás patas raptoras. Os segmentos do corpo, correspondentes, já são bem desenvolvidos, um olho impar inda está presente, as antennas anterfores já são bi-ramosas, emquanto que o flagellum è ausente nas posteriores, assim como as mandibulas são destituidas de palpos; os quatro segmentos abdominaes anteriores, têm patas nadadoras bi-ramosas sem branchias; o quinto segmento abdominal não tem appendices e é este, tambem, o caso para a cauda que apparece ainda como uma simples lamina, franjada no bordo posterior por numerosos dentes curtos. É evidente que a larva corresponde essencialmente ao estado de Zoea.

FRITZ MULLER



  1. Archif. fur. Faturg. 1863 est. I