Saltar para o conteúdo

Página:Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo v11.djvu/160

Wikisource, a biblioteca livre
— 156 —

c) que o rio Juquiá corre no município de Itanhaen bem como

d) o rio Ribeira;

e) e finalmente, que o aldeiamento do Itariry se acha situado em terras pertencentes ao municipio de Itanhaen.

Pedimos licença ao auctor daquelle estudo, para rectificarmos os erros geographicos que nelle se contêm. E não o fazemos para desgostar tão distincto e estudioso escriptor, mas como homenagem á verdade, que cada um de nós decerto procura e venera.

Resumindo:

l.º — O rio Itariry é confluente com o S. Lourencinho e os dois formam o importante rio S. Lourenço; este é affluente do Juquiá; e o Juquiá, finalmente, é affluente do Ribeira. O Ribeira está a oitenta kilometros mais ou menos do Itariry.

2.º — O aldeiamento de indios do rio do Peixe (affluente do Itariry), acha-se situado era terras do districto da Prainha, municipio de Iguape, a mais de vinte kilometros em linha recta, da divisa dos dois municipios.

3.º — Nem o rio Juquiá, que nasce perto de Itapecerica, nem o Ribeira, que vem desde o Paraná atravessam terras de Itanhaen; e nem o mais tenue fio de agua nascido em terras de Itanhaen verte para o rio Ribeira ou para qualquer de seus tributarios.

Crêmos que o município de Itanhaen nunca pretendeu exercer juridiscção nas terras do rio do Peixe, que aliás, tendo por origem os corregos Melania, Anna Justina e Flavia, na serra do mesmo nome, nem siquer tem por contravertentes aguas que vão para a município de Itanhaen... O rio do Peixe faz contravertentes com o rio Despraiado pertencente á grande bacia do Una da Aldeia, affluente do Ribeira.

E si isto occorre com o rio do Peixe, vindo de uma serra cujas faces pertencem inteiramente ao municipio de Iguape, o que poderemos dizer do rio Itariry, para onde fazem fundos as terras do aldeiamento, quando a divisa é em face ao ribeirão da Teagem, seu affluente pela direita, pouco acima da fós do rio do Peixe? Reflicta-se apenas no seguinte: o Itariry é formado pela confluencia dos rio Azeite e Guanhanhan, e do ribeiro da Teagem até lá são alguns kilometros; pois bem nem até alli, nem em todo o curso dos dois refiridos rios, cabeceiras do Itariry, o municipio de Itanhaen exerce jurisdicçâo alguma!

Não ha a menor duvida que o aldeiamento de indios do Itariry se acha situado no centro do districto da Prainha, municipio de Iguape. E, francamente, bem desejariamos conhecer as razões que induziram o sr. Benedicto Calixto a affirmar o contrario.

Tal é a rectificação que offerecemos, suppondo-nos a isso auctorizado pelo conhecimento pessoal dos terrenos aldeiados e dos indios nelles residentes, bem como dos cursos de agua aqui mencionados.

S. Paulo, 6—6—906.

M. Pio Correa.