Página:Revista do Museu Paulista - v. I (1895).djvu/170

Wikisource, a biblioteca livre
— 166 —

comprido, e regularmente divididos em anneis, sem concha ou escudo. O corpo compõe-se de 3 regiões: do cephalothorax, thorax ou peito e abdomen. A primeira região é formada da cabeça e do primeiro segmento thoracal, portando por esta razão além das partes da bocca o primeiro par de patas. N'esta primeira região distinguem-se dous pares de antennas longas e filiformes, um par de mandibulas, um par de maxillas, um de maxillas auxiliares ou patas-maxillas e um par de patas. A região thoracal consiste de quatro anneis, dos quaes cadaum tem o seu par de patas, que são bifidas, i. e. com dous ramos terminaes cadauma. O abdomen tem 5 segmentos, destituidas de pernas e terminando por dous ramos setiferos que formam a « furca ».

As femeas põem os ovos em dous saccicnhos, adherentes ao abdomen Os filhotes nascem em estado bem differente da forma da mai, i. e. em estado de larva tratado de « nauplius », e que é caracterisada por 3 pares de extermidades terminadas por dous ramos.

Deste grupo de crustaceos pequenos fiz colleção no Rio Grande do Sul [1], e temos de esperar que os Snrs. Poppe em Vegesack e J. Richard em Paris publicarão a lista e descripção das especies colligidas por mim. Não conheço estudo algum até agora referente aos Copepodes do Brazil, e nunca forão estudados e colleccionados no Estado de S. Paulo.

Os Ostracodes são bem distinguidos pela concha que está envolvendo o corpo do pequeno animal, que é menos


  1. A. Wiercejski, Skorupiaki argentinie. Krakau 1892 e Anzeiger d. Akad. d. Wissensch. in Krakau 1892 No 32., achou entre os entomostraceos argentinos 5 especies de Cyclops, entre ellas duas novas (C. annulatus Wierc. e C. mendocinus Wierc.). sendo as outras identicas com formas europeas, i. e. C. simplex Pogenp (Leuckarti Sars), C. oithonoides Sars e C. macrurus Sars. O Sr. Poppe me escreveu que tinha recebido do Brazil (St. Catarina) uma outra especie commum na Europa: Cyclops agilis Koch (serrulatus Fisch.).