Página:Revista do Museu Paulista - v. I (1895).djvu/172

Wikisource, a biblioteca livre
— 168 —

numerosos do que as femeas, distinguem-se por outra configuração das antennas e dos primeiros pares de pernas.

Temos a distinguir duas subordens bastantes differentes: os Cladoceros e os Branchiopodes.

Os Cladoceros as « pulgas d'agua », vivem quasi todos, exceptos os generos Podon e Evadne — na agua doce. São pequenos, de poucos mm. de comprimento, de corpo transparente e munidos de uma concha delgada de duas valvas. As antennas do segundo par são grandes e fortes, sevindo para nadar e sendo por esta razão tratadas de antennas natatorias. A femea tem na região dorsal, em baixo da concha, uma cavidade destinada a receber e criar os ovos. Destes ha duas qualidades, ovos de verão, que são transparentes, incluidos em capa fina e que se desenvolvem rapidamente, e ovos de inverno que são maiores, escuros, incluidos em capa dura e além disto defendidos por uma capa especial chamada ephippium, e que é formada pela membrana dorsal da femea. Cada ephippium contem um ou alguns ovos de inverno, e que neste estado conservam-se durantes o inverno. Estes ovos de inverno garantem a continuade das gerações no tempo quanto morrem todos os individuos adultos, seja pelas condições desfavoraveis da temperatura no inverno, seja pela evaporação completa da agua no respectivo banhado ou fosso.

Quando porém na primavera ou no verão as condições biologicas são as mais vantajosas, desenvolvem-se numerosas gerações por parthenogenese, i. e. os ovos de verão, não precisando de ser fecundadas, desenvolvem-se sem intervenção do elemento masculino.

Os embryões desenvolvem-se nas condições mencionadas no interior do ovo.

Abundam nas nossas aguas estes crustaceos pequenos, sem, porém, até hoje serem examinadas. A primeira especie de Cladoceros descripto do Brazil é Diaptomus brasiliensis Lubbok. Duas outras especies de Diaptomus do Brazil descreveu S. A. Poppe (Zoolog. Anzeiger 1891