Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre

de, é o mais caudaloso dos rios de Minas, tem sua origem na Pedra do Bahú, na Serra da Mantiqueira ao pé dos campos do Jordão no municipio de Itajubá; e correndo em rumo á cidade de Pouzo Alegre, ahi recebe o rio Mandú e o Sapucahy Merim; e seguindo até perto do Arraial do Carmo da Escaramuça, depois de ter recebido muitos ribeirões, ahi recebe tambem o seu affluente o rio Verde e vai depois fazer barra no Rio Grande em S Sebastião da Ventania depois de ter-se engrossado com as aguas de muitos rios pequenos e ribeirões.

========

O Rio Verde Grande, importantissimo confluente do S. Francisco pela margem direita, tem suas nascentes no municipio de Montes Claros de Formigas em as Serras de Bento Soares e Brejo das Almas; em seu curso conduz as aguas de innumeraveis ribeirões e rios pequenos e alguns grandes como o Rio da Extrema, o Goratuba, o Pacuhy, o Rio do Ouro e o Sacco; passando na ponta da Serra de S. Felippe, vai encorporar-se ao rio S. Francisco. Segundo consta do relatorio retro citado, este rio tem 165 kilometros navegaveis desde sua bacia para cima, constando que tem pouca agua e que por isso só navegão canôas.

==========

O Rio Paraopeba, nasce das abas da Serra da Mantiqueira e das Taipas, e vai se formando com diversos ribeirões, como o Pequiri, o Camapuam, o ribeirão do Inferno, o Congonhas, o Maranhão e outros muitos Aquem e além de Queluz até a Serra do Ouro Branco; passa em um lugar chamado o Funil abaixo da cidade do Bomfim entre as pontas das Serras da Piedade, Itatiniossú abaixo de S. Gonçalo da Ponte; seguindo seu curso e recebendo de um e outro lado aguas de muitos