Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre

Tambem ha fontes de igual natureza em um pequeno arraial chamado Cambuquira, cujas fontes á sete para oito annos começarão a ser procuradas principalmente por pessoas de certos pontos da provincia.
Encontrão-se fontes da mesma agua na fazenda das Contendas perto da estrada, que do Lambary vai ter ao Caxambú.
Para aproveitar as fontes do Lambary e do Caxambú, o Governo Provincial e as respectivas municipalidades auxiliados por alguns cidadãos mandarão fazer diversas obras para conservação das aguas no maior estado de pureza e para commodidade das pessoas que em avultado numero as frequentarão todos os annos.
Na freguezia do Lambary além do edificio balneario com quartos mobiliados, espaçosos e arejados, banheiros de marmore, desviou-se em grande extensão o rio, que corria muito perto das principaes nascentes, e em occasião de cheias, as deteriorava. A efficacia dessa aguas para molestias do apparelho digestivo e outras analogas, acha-se desde muito tempo fóra de duvida em presença de uma longa serie de factos. Não longe das duas fontes principaes, e dentro da povoação ha uma nascente assáz abundante de agua gazosa sulphurosa, com o nome de Paulina, que tem sido usada com muito proveito nos incommodos chronicos de figado e molestias uterinas.
A freguezia do Lambary além da vantagem de possuir essas aguas, reune a de um clima muito temperado e de incontestavel salubridade. A viagem para aquelle ponto é hoje mais fácil pela Estrada de Ferro de D. Pedro II, cuja estação da Boavista, ramal da Caxoeira, na distancia de 212 kilometros e 200 metros da capital do Imperio, está muito proxima á serra do Picú.